Sunomono

Conhece um prato típico do Japão chamado sunomono?

Na verdade, trata-se simplesmente de uma deliciosa salada de pepino, que pode ser bastante útil pra você que queira algo saudável para se alimentar.

Melhor de tudo: não é difícil de fazer. Quer experimentar? Então, veja o passo a passo como saborear esse prato tão bom e tão tradicional.

Lista de Ingredientes

  • 1 pepino japonês
  • 1 colher de sopa de sal marinho ou Himalaia
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar (importante: não use do tipo refinado)
  • 2 colheres de sopa de gergelim branco e/ou preto

Modo de Preparo

Para começar fazendo um bom sunomono, você vai lavar bem o pepino, deixando-o secar. Depois, use um cortador (ou mesmo uma faca para pepinos) para contá-lo em rodelas bem finas. Coloque então essas rodelas em um prato fundo, adicionando um pouco de sal. Misture bem ambos os ingredientes.

Esse procedimento é feito porque o pepino irá desidratar, liberando água, mas, mantendo os seus principais nutrientes. O próximo passo é transferir as rodelas para um escorredor com um prato embaixo, e deixar assim por cerca de uns 15 minutos.

Caso você prefira, já pode ir tostando o gergelim na frigideira para que ele fique frio quando a salada for servida.

Pegue uma panela, e coloque o açúcar e o vinagre em fogo baixo. Importante deixar que o açúcar derreta e se misture bem ao vinagre. Fundamental também não deixar essa mistura ferver. Depois disso, reserve e deixe esfriar.

Sabe os pepinos que você deixou escorrendo? Pronto. Enxágue todos eles em água corrente, pois isso tira deles o excesso de sal, e os esprema bem com as mãos para retirar o excesso de água das rodelas. Antes mesmo de começar a colocar os temperos, seque as rodelas usando um papel toalha.

Em seguida, coloque os pepinos em uma saladeira funda, adicionando o molho de vinagre. Caso queira para dar um sabor ainda mais agradável, você pode colocar algumas poucas gotas de óleo de gergelim e pimenta do reino.

Por fim, basta colocar o gergelim tostado que o seu sunomono já estará pronto pra comer.

Conclusão

O sunomono não é apenas uma receita simples de fazer, como também ajuda na saúde. O pepino, caso você não saiba, tem algumas propriedades muito boas, como auxiliar no emagrecimento, manter a hidratação e melhorar a circulação sanguínea e a saúde da pele.

Pra quem procura uma comida rápida e que ainda traz benefícios ao nosso organismo, está aí um prato que merece uma conferida. Parabéns aos japoneses.

Sunomono
Sunomono
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp